Um Olhar sobre a Inclusão...

Este blog será um espaço de registro e reflexão para expor os trabalhos realizados no curso de Especialização Tecnologias em Educação e o desenvolvimento do meu TCC - Trabalho de conclusão de curso.Que tem como tema: Escola Inclusão e Tecnologias Assistivas.

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Escola do Bairro Cinza, após algumas reformas elaboradas por mim passou a se chamada Escola Floral. Todas as pessoas ao passar por ali percebem logo um clima agradável e uma energia radiante. Ela fica em um lugar alto onde o sol ilumina o dia todo no Bairro das flores. Todos que passam por ela ficam encantados com o perfume das flores que exalam ruas abaixo. O conhecimento naquela escola salta como as pétalas de rosas quando vem um vento forte. O povo daquele lugar tem o conhecimento construído e isso é demonstrado por ações e idéias de inovação. De acordo com as teorias de Piaget, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educandos no caminho da aprendizagem autônoma e criar hipóteses para construir seu próprio conhecimento. Ele prioriza a observação e a problematizarão da realidade por entender que o conhecimento é uma construção complexa que envolve os aspectos cognitivos, afetivos e morais em busca de autonomia do sujeito que conhece. É preciso então considerar o conhecimento como um processo aberto, sempre inacabado e provisório. A sala de aula deve propiciar o desenvolvimento da inteligência o que permite um processo de construção contínua colocando o pensamento a serviço da ação. Aprender significa assimilar o objeto a esquemas mentais, cada vez mais complexos. O ensino deve se basear no ensaio e no erro, na pesquisa, na investigação, na solução de problemas pelo aluno. O fundamental é o processo e não o produto final. Sendo assim como sugestão para a escola do Bairro Cinza sugiro que o nome dessa escola passe a ser a Escola Floral, onde deverá ser implementado em:

Primeiro lugar o projeto político pedagógico da escola isto porque toda escola deve ter definida, para si mesma e para sua comunidade escolar, uma identidade e um conjunto orientador de princípios e de normas que iluminem a ação pedagógica cotidiana. O Projeto político pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.

Em segundo lugar formamos na escola um grupo de estudos permanente o (GEP) para formação de professores, para discutir em cada encontro mensal temas como proposta de avaliação, currículo, planejamento, projetos de aprendizagem, discutir, refletir e orientar situações significativas de práticas de leitura e escrita, estudarem a importância do diagnostico da turma, entre outros.

Em terceiro lugar seria desenvolvido nas turmas com os seus professores o trabalho com projetos interdisciplinares com o uso das tecnologias da informação e comunicação. Sendo que as atividades inovadoras na sala de aula vêm contribuir de forma positiva, para sair da mesmice, da repetição, dos conteúdos livrescos e lineares não que não sejam importantes, porém às vezes se tornam cansativos como estava acontecendo na Escola do Bairro Cinza, com o a elaboração de projetos, pode se dividir as turmas em equipes e elaborar programas de qualidade, abordando conteúdos das áreas de ensino e suas tecnologias ou temas transversais, temas atuais ou de interesse dos alunos, como o resultado de um projeto desenvolvido por eles com o apoio dos professores, já que os alunos são criativos, basta lhes oferecer roteiros e eles vão adiante à busca de novos conhecimentos.
Percebemos com estas mudanças que a escola do Bairro cinza virou A Escola mais florida e alegre da cidade e até mesmo do estado quem sabe até mesmo do país. Os alunos passaram a compreender que a educação é prazerosa e tem uma função social na sociedade em que eles vivem.

REFERENCIAS:

http://www.acrebioclima.pro.br/ead/procurricular/Oprojeto.html- acesso 12/03/2010


http://web.ccead.pucrio br/extras/gilda/videos/piaget) acesso 13/03/2010

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